sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Restauração


PORTINHO do CANAL:Estrada do portinho do canal
Localização GPS37º44'14.44"N
8º48'o2.97"Q

rio mira

"Em frente de Milfontes, o Mira alarga-se consideravelmente, para fomar um lindo porto sobre o qual se eleva a povoação.É esra uma terra verdadeiramente encantadora, com as suas casas pequenas e muito caiadas, com as suas ruazinhas limpas, com o seu velho castelo quase em ruinas, levantando-se abruptamente sobre o espelho clero do rio, com a sua vista para o mar, com o seu ar fresco, cheirando a algas, e madresilvas. Lembro-me com saudade desta deliciosa e trãnquila aldeia de pescadores."

ARROZ DE MARISCO



Igredientes




  • 500 grs de mexilhão


  • 400 grs de arroz


  • 500 grs de camarão


  • 4 bocas de sapateira


  • 4 colheres de sopa de azeite


  • 500 grs de amêijoas


  • 1 cebola média picada


  • 50 grs de margarina


  • 2 dentes de alhos picados


  • 1 molhinho de coentros


  • picante q b


  • sal


  • 1dl de vinho branco




Confecção


Limpe e lave os mariscos.


Coza-os e descasque-os, aproveitando a água de todos eles, e deixando alguns camarões inteiros para decoração.


Com as cascas e cabeças do camarão faça um bom caldo.


Refogue os alhos picados e as cebolas no azeite e margarina, sem deixar queimar.


Junte o caldo, e o vinho deixe levantar fervura e, junte o arroz (4 chávenas de caldo para 1 de arroz) deixe cozer por 12 minutos, junte os mariscos e os coentros picados, rectifique os temperos e deixe ao lume por mais 3 minutos.


Retire o tacho do lume e decore com alguns camarões inteiros.


Sirva de imediato.


Se gostar pode adicionar ao refogado 1 bom tomate maduro, sem peles nem grainhas e picado.



praias de milfontes

Praia da Franquia -Vila Nova Milfontes





A praia da Franquia, em Vila Nova Milfontes, está inserida dentro da localidade com o mesmo nome, na margem direita do rio Mira.Por esta razão é necessário entrar na localidade para chega r às praias que se encontram sinalizadas. O acesso ao areal na praia da Franquia é directo.Aqui também existe um bar-restaurante que dá apoio à praia.Blockquote




Praia das Furnas -Vila Nova de Milfontes



Inserida noParque Natural doSudoeste e Costa vicentina na margemj esquerd a junto á foz do rio Mira, situa-se a praia das Furnas.A praia encontra-se sinalizada juntoá estrada principal da qual se estende uma outra estrada em alcatrão que nos conduz até junto do rio.O local de estacionamento existente é em terra batida e não apresenta qualquer tipo de ordenamento.A concessão da praia pertence ao bar-restaurante presente que apenas funciona durante o verão. O acesso ao areal é realizado por passadeiras em madeira.



Castelo de Milfontes

A edificação do forte ocorreu entre os assédios corsárioanos de 1599 e 1602, na sequencia de um período de forte á vila. Designado em geral, algo impropriamente, por "castelo" (termo ajustado a construção defensivas medievais), foi-lhe dado, de início, o nome de S. Clemente, santo associado a consagrações marinhas O símbolo S. Clemente, uma âncora, parece ligar ao forte a ideia de um porto mais seguro. Com razão.










Não há dúvida de que a sua construção se destinou a melhorar a segurança da desprotegida costa alentejana, constantemente percorrida por corsários e piratas, e, ao mesmo tempo, a defender o porto e a sacrificada vila de Milfontes. Aliás, a primeira fase do periodo filipino foi fertil em realizações arquitectonicas, nomeadamente no plano militar, que incluíram uma maior e mais moderna cobertura fortificada do litoral, para o que contribuiu a vinda a Portugal de engenheiros italianos

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

new villa kaffé

bar com uma boa decoraçao, bom ambiente ,staff espetacular,etc....

quem frequenta acaba por voltar.

fazem festas temáticas quase todos os fins de semana.

karaoke,ladys night entre outros.....

Restauração


"O Dunas Mil"
localidade:Vila Nova de Milfontes
Lugar da Marginal da Praia
localização GPS:37º43' 23.77"N
8º47'17.95"O
Tel 283996420



A Choupana
localidade:Vila Nova de Milfontes- Praia do farol
L_ocalizaçãoGPS:37º43'10.33"N
8º47'27.78"O
tele.28399643

Como chegar a Vila Nova de Milfontes?


Quem vem do Norte pela auto estrada A2 ou pela estrada nacional IP1,deve virar para Sines no nó de Grandola, tomar o IP8 até encontrar a indicação para o Cercal,e seguir.A alguns quilómetros á direita, siga a direcção de PORTO CÔVO através da N120-1, uma secundária que o leva a VILA NOVA DE MILFONTES. Se está no litoral algarvio, a forma mais directa é a N120,que parte de LAGOS para norte.

IGREJA MATRIZ




A igreja de nossa senhora da graça de vila nova de milfontes data do inicío do séc. XVI.

Pertenceu à ordem de santiago da espada cuja cruz está gravada na porta principal.

A igreja primitiva dataria possívelmente de finaias do séc.xv época a que remonta a pia de água benta que ainda hoje permanece no seu interior.Objecto de muitas destruições e reconstruções ao longo do tempo que por ter sido abalada pelos sismos ocorreram no país em 1531, quer, mais tarde, por ter sido destruída por piratas mouriscos, foi sendo alterada ao longo dos séculos.A torre sineira data já do final do séc.XIV.

Actualmente a igreja mantem pouco da sua traça inicial sendo a destacar a fachada e o arco do Altar- mour pouco atingidos pela modernização da ultima intervenção que sofreu em 1959 .A

procissão fluvial que se realiza a 15 de agosto tem saída da Matriz onde estão guardados os santos que acompanham a procissão: S. Sebastião e N. Sr. da Graça.

café turco

fica numa casa,cuja a arquitectura é de inspiraçao árabe,daí o seu nome "turco".

a decoraçao é um dos trunfos deste bar,conhecido por ser um dos bares com melhor ambiente de vila nova de milfontes. nas noites calmas funciona quase como um café, até dá para passar o tempo a exprimentar os jogos disponiveis e provar um dos coktails da casa....

Património Natural

É no Alentejo,no sudoeste de Portugal,que se situa Odemira,o maior concelho doPaís,cruzado pelas águas do Mira,um dos menos poluídos rios de todo o continente europeu.


«Alentejo num só concelho»é uma excelente forma de o apresentar,já que aqui se pode encontrar,simultaneamente,tudo o que caracteriza esta região singular de Portugal:a planície,a montanha e a serra,o rio,a barragem,o mar,as praias.É esta imensa diversidade que constituiu o principal atractivo desta região privilegiada.A costa mais preservada da Europa e as extensas possibilidades que,no interior,oferece o turismo de natureza são alguns dos seus motivos de interesse,sendo certo que o melhor do Alentejo será, sempre, a qualidade das suas gentes. Integrado no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e costa Vicentina, as praias do concelho continuam a ser a sua face mais conhecida e, de resto, muito apreciada.

Ermida de são Sebastião

Antiga ermida de construção maneirista popular que está actualmente integrada no perimetro da vila, remonta a meados do séc XVI.
Está edificada, provavelmente,sobre uma antiga construção castrense de carácter militar.

FESTAS E ROMARIAS

Nossa Senhora da Graça é a padroeira de Milfontes,realizando-se anualmente no dia 8 de Agosto uma festa em sua honra,sendo a procissão fluvial o ponto alto das celebrações.A freguesia conta com duas feiras anuais,que decorrem nas Brunheiras a 1 de Maio e 8 de Agosto.

Onde Fica?

VILA NOVA DE MILFONTES situa-se no Concelho de Odemira (Alentejo),na foz do rio Mira, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. A 2 horas de Lisboa pela auto-estrada VILA NOVA DE MILFONTES é a localidade ideal passar as suas ferias ou até mesmo um fim de semana. O clima ameno, a proximidade do mar, a arquitetura típica ,a gastronomia alentejana da região e outras actividades de lazer são factores mais que suficientes para vir conhecer esta localidade.

Bem Vindos !!!

 
O blog do Curso de Serviço de Andares tem como objectivos:
  •  Dar a conhecer a nossa terra
    • Um pouco de Historia
    • Alguns costumes e tradições
    • Informações Turisticas da região
  • Algumas novidades, noticias
  • Irá ser também aproveitado para apresentação de trabalhos realizados pelos formandos nos diversos módulos